O Grupo Cemig investiu quase R$ 5 bilhões entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2024. Até dezembro, o valor total deverá chegar a R$ 6,3 bilhões, representando crescimento superior a 560% em comparação a 2018. Os dados foram apresentados ao mercado na noite de quinta-feira (13/11), reforçando o compromisso da companhia com a modernização do sistema elétrico que atende cerca de 9,5 milhões de clientes em Belo Horizonte e em Minas Gerais.
Na área de Distribuição, R$ 3,6 bilhões foram aplicados na construção de 14 subestações, que ampliaram a oferta de energia em 205 MVA. Também foram implantados 5.349 quilômetros de redes de média e baixa tensão, contribuindo para a redução de interrupções e para o fortalecimento da rede elétrica. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, R$ 500 milhões foram destinados a obras de modernização e reforço da distribuição.
Em geração e transmissão, a Cemig investiu R$ 656 milhões, sendo R$ 149 milhões para expansão e manutenção do parque gerador e R$ 253 milhões para melhorias no sistema de transmissão, que opera aproximadamente 5 mil quilômetros de linhas. Os investimentos fortalecem a segurança e a estabilidade do fornecimento de energia em Minas Gerais.
Outras empresas do grupo também ampliaram aportes: a Gasmig aplicou R$ 250 milhões, principalmente no Projeto Centro-Oeste, e a Cemig Sim investiu R$ 220 milhões na implantação de dez novas usinas solares fotovoltaicas, acrescentando 31 MWp à capacidade instalada.
Da redação com informações da Agência Minas
Foto: Cemig / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
