Em pelo menos duas cidades da região medida já foi adotada: Poços de Caldas (MG), com a PUC Minas, e Varginha (MG), com Senai e Sesi.
Fonte: Por G1 Sul de Minas
As medidas protetivas contra a proliferação do coronavírus fizeram com que pelo menos duas cidades do Sul de Minas iniciassem esta segunda-feira (16) com aulas suspensas. Em Poços de Caldas (MG), a medida foi adotada pela PUC Minas. Já em Varginha (MG), Sesi e Seinai também tomaram a mesma decisão.
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) decidiu, em reunião realizada neste domingo (15), que as aulas presenciais estão suspensas até pelo menos o dia 31 de março.
A universidade informou, por meio do Comitê de Monitoramento do Coronavírus, que passa a adotar o Regime Letivo Remoto de atendimento e orientação aos alunos, suspendendo todas as atividades curriculares presenciais.
Em relação à decisão de Senai e Sesi, foi definida a suspensão imediata para aulas do Senai, Ensino Médio do Sesi e atividades esportivas também até 31 de março. Parte das atividades das duas entidades abertas ao público também estará suspensa, como precaução e por cuidado com a saúde humana. Após a data, as ações serão reavaliadas.
Eventos cancelados pelo coronavírus
Também por conta do coronavírus, um festival de cosplay foi adiado em Lavras (MG). O evento estava marcado para este domingo (15) e iria reunir mais de três mil pessoas na cidade.
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) também suspendeu eventos e intercâmbios de alunos e professores. Apenas as aulas ficaram mantidas na instituição
A prefeitura de Ouro Fino decidiu por cancelar as festividades de aniversário de 271 anos da cidade como maneira de prevenção. Estavam confirmadas apresentações de Osvaldo Montenegro e Renato Teixeira e da dupla Rick e Renner.
A mesma atitude foi tomada em Itajubá, que, além de cancelar a festividade comemorativa de 201, decretou situação de emergência pública. A festa aconteceria de 19 a 22 de março no Parque da cidade e teria entre as atrações musicais shows com Thaeme & Thiago, Latino, Luan Santana, Zezé di Camargo & Luciano e Gian & Giovani.
Coronavírus no Sul de Minas
As medidas têm sido tomadas devido ao número de casos suspeitos de coronavírus que surgem na região. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o Sul de Minas tem 15 suspeitas da doença em investigação.
No estado de Minas Gerais, até o momento foram notificados 386 casos suspeitos, sendo que 85 foram descartados. Outros 297 casos continuam em investigação como suspeitos e quatro casos foram confirmados. Juiz de Fora e Patrocínio agora se juntam a Divinópolis e Ipatinga com infecções confirmadas. Varginha continua liderando a lista no Sul de Minas com quatro casos em investigação.
Os números divulgados pelas secretarias e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
Casos suspeitos de coronavírus no Sul de Minas:
- Varginha: 4 casos
- Três Corações: 2 casos
- Alfenas: 2 casos
- Boa Esperança: 2 casos
- Itajubá: 1 caso
- Pouso Alegre: 1 caso
- Passos: 1 caso
- Poços de Caldas: 1 caso
- Santa Rita do Sapucaí: 1 caso
