A partir desta terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas começarão a receber notificações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre descontos realizados em seus benefícios por associações ou entidades diversas.
A mensagem será enviada exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, e nela constarão os valores descontados e os nomes das entidades envolvidas. O objetivo é que os beneficiários confirmem se autorizaram ou não tais descontos.
Confirmação e reembolso já a partir de quarta (14)
Os segurados notificados deverão informar se reconhecem ou não a autorização a partir de quarta-feira (14). Caso indiquem que não autorizaram os descontos, poderão solicitar, no mesmo dia, o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente.
Segundo o INSS, os reembolsos poderão incluir valores descontados entre março de 2020 e março de 2025. O procedimento será simplificado: o aposentado ou pensionista não precisará apresentar nenhum documento. Após a negativa da autorização, o próprio INSS notificará a associação responsável para que realize o pagamento.
As entidades terão 15 dias úteis para devolver os valores. Caso não o façam dentro do prazo, serão acionadas judicialmente.
Atenção a golpes: INSS alerta para comunicação oficial
O INSS reforça que a única forma de contato será pelo aplicativo Meu INSS.
Não serão feitos contatos por telefone, SMS ou mensagens via redes sociais. Além disso, o INSS não trabalha com intermediários.
Em caso de dúvidas, os beneficiários devem ligar para a central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para facilitar o recebimento da notificação, é recomendado que o aplicativo Meu INSS esteja instalado e atualizado no celular do beneficiário.
Por Graziela Matoso/ Fonte: Agência Minas/ Foto: Joédson Alves/Agência Brasil