Produtores de queijo, tanto do Brasil quanto de outros países, ganharam mais alguns dias para garantir a participação no Concurso Internacional de Queijos, que integra a programação da ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards. O prazo para inscrições foi prorrogado até o próximo domingo, 8 de junho, atendendo a pedidos de participantes que precisaram de mais tempo para reunir a documentação necessária.
A quinta edição da ExpoQueijo ocorrerá entre os dias 26 e 29 de junho, nos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, reunindo centenas de especialistas, produtores e apreciadores do queijo artesanal. Segundo a organizadora Maricell Hussein, o objetivo da ampliação do prazo é ampliar a diversidade e garantir maior representatividade no evento. A realização é da Bonare Eventos, com apoio do Governo de Minas, por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) e de Cultura e Turismo (Secult-MG), Emater-MG, Epamig e IMA.
De acordo com o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa-MG, Gilson Sales, o concurso representa uma importante vitrine internacional para os queijos artesanais legalizados. A competição contará com 45 categorias, abrangendo produtos feitos com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e combinações desses, que serão avaliados por jurados nacionais e estrangeiros com base em sete critérios sensoriais: aparência geral, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Os melhores serão reconhecidos com medalhas de ouro, prata e bronze, além do troféu Super Ouro para o queijo de maior pontuação.
Na edição anterior, realizada em 2024, foram inscritos 1.110 queijos oriundos de 14 países. Para participar, é necessário que os produtores estejam devidamente registrados nas autoridades sanitárias de seus países e cumpram as exigências do regulamento técnico. A edição de 2025 também celebra o título do modo de produção do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Além do concurso, o evento incluirá uma Feira Internacional de Negócios, palestras, conferências, debates, e uma vila gastronômica e cultural. A programação busca impulsionar setores como turismo, comércio, agropecuária, indústria de alimentos e logística, além de promover o intercâmbio internacional. O evento também tem o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais, da prefeitura de Araxá e de entidades de produtores de queijo.
As inscrições devem ser feitas no link a seguir: https://expoqueijobrasil.com.br/.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Minas
Foto: Bonare Eventos / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional