O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou público o resultado da edição 2025/1 do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os candidatos já podem acessar, no Sistema Celpe-Bras, a certidão eletrônica com a classificação obtida.
Com validade legal em todo o território nacional, o certificado digital pode ser utilizado por estrangeiros para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação em instituições brasileiras e internacionais, além de servir para a revalidação de diplomas de profissionais que desejam atuar no Brasil. A certidão também é aceita oficialmente se publicada no Diário Oficial da União, desde que apresentada em versão original ou cópia autenticada. A autenticidade do documento pode ser verificada por meio de protocolo eletrônico.
O Celpe-Bras classifica os participantes em cinco níveis de acordo com o desempenho nas provas oral e escrita: sem certificação (0,00 a 1,99), intermediário (2,00 a 2,75), intermediário superior (2,76 a 3,50), avançado (3,51 a 4,25) e avançado superior (4,26 a 5,00). Todos que alcançarem nota a partir de 2,00 recebem a certificação correspondente ao nível atingido.
O Inep também esclareceu que o Celpe-Bras não possui data de vencimento e que cabe às instituições de ensino superior determinar qual nível de proficiência será exigido para seus cursos.
Por Eduardo Souza
Com informações: Secretaria de Esportes de Olaria
Foto: Divulgação/Inep
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional