Escolha uma Página

No dia 28 de junho foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Prefeito José Fernandes Sobrinho, na Rua Frei Orestes Girardi, em Pedralva. A construção da nova unidade reforça o empenho da Prefeitura em ampliar e qualificar a educação infantil no município. O CEMEI vai receber entorno de 200 crianças de 0 a 5 anos, realizando os trabalhos de pré-escola e creche.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da comunidade escolar, além de autoridades do município, região e Estado, unidas para testemunhar mais um passo dado pela atual gestão da Prefeitura de Pedralva na construção de uma educação infantil cada vez mais bem equipada e moderna.

Em sua fala, o prefeito Josimar Silva de Freitas relembrou trajetória que a obra do CEMEI percorreu, desde 2014, até ser finalizada e entregue à população, ressaltando o importante apoio dos deputados federais Dimas Fabiano e Rafael Simões, bem como do deputado estadual Rodrigo Lopes.

Com grande felicidade, o prefeito Josimar também agradeceu o comprometimento de todos os servidores municipais pelo trabalho prestado em prol da comunidade pedralvense. Ele ainda esclareceu que alguns ajustes estão sendo finalizados para que o CEMEI comece a atender as crianças.

“Estamos com toda a equipe da educação cuidando das questões pedagógicas e administrativas, bem como de engenharia municipal cuidando dos tramites finais, de energia com a Cemig e com o Corpo de Bombeiros”, explicou.

A expectativa, segundo o secretário Municipal de Educação, Paulo Sérgio Pereira, é de que o CEMEI possa iniciar o atendimento das crianças de 4 a 5 anos como pré-escola. “Já estamos cuidando da documentação para viabilizar, a partir de 2025, o ajuste para atendimento das crianças menores de 3 anos de idade, que seria mesmo a faixa-etária do serviço de creche”, complementou o secretário Paulo Sérgio.

Também presente na cerimônia, o deputado estadual Rodrigo Lopes ressaltou o poder da educação como uma ferramenta transformadora da sociedade e parabenizou o empenho do prefeito Josimar, em concluir as obras do CEMEI Prefeito José Fernandes Sobrinho.

Homenagem ao saudoso Prefeito José Fernandes Sobrinho

José Fernandes Sobrinho, o Zezinho Fernandes, foi protagonista no Executivo e no Legislativo de um dos tempos mais importantes da história pedralvense. Sua biografia foi relembrada pelo inspetor escolar José Edson Gomes, que destacou a preocupação e o investimento feito pelo saudoso político na área educacional.

“Ao denominar esta unidade de ensino com o nome de José Fernandes Sobrinho, em uma feliz iniciativa do prefeito Josimar Silva de Freitas, nossa comunidade mantém viva a lembrança de um cidadão que, com seu legado, contribui para o engrandecimento de Pedralva. Um legado que serviu, serve e servirá como luz em nossas vidas”, celebrou o inspetor escolar José Edson Gomes.

Maryah Golart Magalhães, representando a família do homenageado José Fernandes Sobrinho, expressou sua profunda gratidão à Prefeitura Municipal pelo gesto de nomear o novo Centro Municipal de Educação Infantil em honra ao seu avô.

“A educação sempre foi primordial em sua vida. Sempre teve como missão política manter a qualidade de vida da população. Lutou para que todos tivessem acesso justo à educação, saúde e trabalho. E assim, realizou inúmeras obras importantes para toda população pedralvense. Tudo o que foi construído partiu de um grande sonho, e a maior merecedora de todas realizações foi a população, que teve muitas oportunidades de construírem uma vida digna e justa”, destacou Maryah.

Autoridades presentes

Estiveram presentes na cerimônia: prefeito Josimar Silva de Freitas, vice-prefeito Marcos Batista; presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio de Lima Lopes; secretário municipal de Educação, Paulo Sérgio Pereira; representante do deputado federal Rafael Simões, Silvana Itamara Castro, além do prefeito de São José do Alegre, Paulo Sérgio da Silva. Também marcaram presença demais vereadores e secretariado municipal, bem como representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Por Leonardo Souza

Fotos: Jornal Panorama