O Governo Federal anunciou o adiamento para 2026 da obrigatoriedade de implantação do novo padrão de segurança do eSocial, que estava inicialmente prevista para entrar em vigor em 30 de junho de 2025. A medida visa garantir mais tempo de adaptação para os usuários da plataforma, especialmente pequenas empresas e escritórios de contabilidade.
O certificado digital do eSocial, que assegura a transmissão segura de dados trabalhistas, previdenciários e fiscais, passará por atualizações nos padrões de criptografia e comunicação. No entanto, com o adiamento, a exigência do novo padrão será válida somente a partir de 2026.
A decisão não impacta o funcionamento dos ambientes web do eSocial, incluindo os módulos simplificados, que continuarão operando normalmente. O novo cronograma com as datas para a entrada em produção e produção restrita será publicado em breve.
A medida foi tomada diante das dificuldades técnicas relatadas por empresas de menor porte, garantindo assim uma transição mais segura e eficiente para todos os usuários da plataforma.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações e foto do Governo Federal
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional