O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, nomeou, nesta segunda-feira, 350 novos servidores da carreira de especialista em meio ambiente, conforme previsto na Lei 10.410. A portaria nº 3.115, de 8 de agosto de 2025, foi publicada no Diário Oficial da União e define a lotação em unidades de conservação e sedes administrativas em todas as regiões do país.
Do total de nomeados, 120 são analistas administrativos e 230 analistas ambientais. Eles atuarão em áreas como administração, fiscalização, gestão territorial, educação ambiental e criação de unidades de conservação. O reforço integra o processo de recomposição da força de trabalho e fortalecimento institucional do ICMBio, após um período de redução de pessoal.
Os novos servidores devem se apresentar entre 11 de agosto e 10 de setembro de 2025, portando os exames médicos exigidos, e participarão de curso de formação nas modalidades a distância e presencial. Segundo Pires, a contratação é resultado de um esforço coletivo liderado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e representa um passo firme para consolidar o papel estratégico do Instituto na política ambiental brasileira.
Da redação com informações da Prefeitura de Brasília
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional