O Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, prestigiou a posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realizada no auditório da instituição. O Desembargador Júlio César Lorens assumiu a Presidência do TRE-MG e o Desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga a função de Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral. Eleitos em abril pelos membros da Corte, eles terão mandato até junho de 2026.
Ao saudar os novos Dirigentes, o Presidente Gustavo Chalfun desejou “um profícuo mandato na certeza que o fortalecimento das instituições passa, primordialmente, pelo exercício do diálogo”. Ainda destacou que “o exercício da cidadania perpassa por todas as decisões emanadas dessa corte eleitoral. Com a colaboração da advocacia, o aperfeiçoamento da democracia se dá com o trabalho de cada uma de vossas excelências. Temos um acordo de cooperação conjunta da advocacia com essa corte para podemos propagar o instituto da biometria em todo o estado. Esse é um sinal que estamos prontos para auxiliar essa corte naquilo que ela precisar para fortalecer a democracia”.
O novo Presidente do TRE-MG ressaltou que “pretendemos abraçar o modelo de gestão firme e participativa, pois quem escuta decide melhor e a Justiça Eleitoral, sem prejuízo da sua atividade fim, há muito já voltou seus olhos para as questões sociais. Ela não se restringe apenas a inspeções, cadastramento e realização de eleições”.
Participaram da solenidade, que aconteceu no dia 13 de junho, autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Pela OAB-MG esteve presente o Secretário-Geral, Sanders Barão.
Júlio César Lorens nasceu em Belo Horizonte. É Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 2010 e compõe a 5ª Câmara Criminal. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, com mestrado em Direito Empresarial pela mesma instituição, ingressou na magistratura mineira em 1989. Atuou nas comarcas de Ferros, Araçuaí, Ubá, Nova Lima e Belo Horizonte. Também exerceu a docência em instituições de ensino superior.
Carlos Henrique Perpétuo Braga nasceu em Belo Horizonte e é graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). É mestre em Direito pela Universidade Fumec, com concentração em Instituições Sociais, Direito e Democracia. Tem pós-graduação em Direito Penal pela Universidade Nova de Lisboa e em Direito Penal e Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Uberlândia.
Fonte e Foto: OAB – MG
Com informações do TRE-MG
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional