A Prefeitura Municipal de Guapé, por meio de sua Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, promoverá na próxima terça-feira, 30 de setembro de 2025, a 10ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O evento, que acontecerá na Biblioteca Municipal a partir das 9h, tem como objetivo central a valorização da identidade e da história local.
Integrando uma ampla programação estadual coordenada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), a jornada em Guapé abordará o tema “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico de Guapé”. A escolha temática destaca a importância de compreender como os nomes de lugares (topônimos) funcionam como guardiões da memória coletiva, preservando histórias e reforçando a identidade de uma comunidade.
O evento acontece simultaneamente em diversos municípios mineiros, criando um movimento estadual de fortalecimento e valorização do patrimônio, tanto natural quanto cultural. Em Guapé, a programação foi pensada para engajar a comunidade de forma ativa, incentivando a reflexão sobre a importância de proteger os bens que contam a história da cidade.
Para isso, serão realizadas palestras e debates, além de uma exposição com fotos e desenhos que retratam a Paisagem Cultural do município. A iniciativa busca não apenas apresentar o patrimônio local, mas também estimular a participação da sociedade na sua salvaguarda, convidando todos os cidadãos a se envolverem na preservação da memória guapeense.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Guapé
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
