O Grupo Viver Arte, uma iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itapeva, promoveu uma ação de grande sensibilidade na última quarta-feira, 15 de outubro de 2025. Os integrantes do grupo realizaram uma visita ao Lar “Genoefa Livero Beretta”, localizado no município, para proporcionar uma tarde especial de integração e expressão artística aos residentes.
O objetivo principal da visita foi levar a arte da pintura como uma ferramenta de desenvolvimento, estímulo à criatividade e, sobretudo, de valorização da pessoa idosa. Durante a tarde, os idosos foram convidados a participar de atividades artísticas, tendo a oportunidade de se expressar por meio das cores e das formas. A iniciativa buscou mostrar aos residentes o quanto eles são importantes e especiais para a comunidade, combatendo o isolamento e promovendo o bem-estar emocional.
A importância da ação reside na sua capacidade de utilizar a arte como um elo entre gerações e como um meio de promover a saúde mental e a socialização. Atividades como a pintura estimulam as funções cognitivas, a coordenação motora e proporcionam um sentimento de realização e pertencimento. A visita reforça o papel do CRAS em promover a inclusão e o fortalecimento de vínculos comunitários, estendendo suas ações a todos os públicos, incluindo a terceira idade.
Ao final da tarde, a troca de experiências foi o maior ganho, como reflete a citação compartilhada pelo grupo: “Os idosos são como livros cheios de conhecimento, carregando em cada capítulo histórias repletas de experiência e sabedoria”. A visita do Grupo Viver Arte não apenas levou uma atividade, mas também honrou e valorizou as histórias de vida presentes no lar, reafirmando a importância do respeito e do carinho com a população idosa.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Itapeva
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
