O grupo Ativa Idade, vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São Tomé das Letras, na última quarta-feira, 2 de julho, participou de uma ação especial voltada à campanha Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.
Durante a atividade, a professora Danila conduziu uma contação de histórias com foco no etarismo, preconceito relacionado à idade, frequentemente direcionado à população idosa. A proposta foi discutir os impactos dessa forma de discriminação, que pode interferir no acesso a direitos fundamentais, como saúde, trabalho e bem-estar, além de prejudicar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas mais velhas.
O encontro também foi marcado por momentos de escuta e diálogo. As integrantes do grupo compartilharam relatos pessoais sobre situações de superação de estigmas e dificuldades impostas pela idade. Muitas ressaltaram que, graças às atividades oferecidas pelo SCFV, passaram a se sentir mais confiantes, ativas e acolhidas.
A ação reforça o papel fundamental do SCFV na valorização da população idosa, promovendo inclusão, respeito e fortalecimento dos laços sociais e familiares. A iniciativa estimula o envelhecimento com dignidade, autonomia e protagonismo, combatendo o isolamento e o preconceito.
São Tomé das Letras reafirma, por meio de iniciativas como essa, o compromisso com o bem-estar da pessoa idosa e a promoção de políticas públicas que garantam o respeito e a valorização de todas as fases da vida.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações e imagens: Prefeitura de São Tomé das Letras
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional