Escolha uma Página

Após o sucesso dos concursos estaduais de qualidade do café e do queijo de Minas Gerais, o Governo de Minas, por meio da Emater-MG, está lançando o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras/2024. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, nos escritórios da Emater-MG.

O assessor técnico do Departamento Técnico (Detec) da Emater-MG, Lucas Rocha Carneiro, da comissão organizadora do concurso, explica que a inscrição deve ser feita em duas fases. “O produtor interessado deve procurar o escritório da Emater-MG de seu município até o dia 19/7 e preencher o anexo 1 do regulamento. Após a confirmação da pré-inscrição, o produtor deve enviar a documentação e as amostras até o dia 2 de agosto”, explica Lucas.

O concurso abrange toda Minas Gerais e o público-alvo são os produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores, que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, devidamente registrados junto ao Ministério de Agricultura, com as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana.

“O concurso contempla duas bebidas, que são a cachaça e a aguardente. Entre as várias diferenças dos dois produtos, a cachaça tem que ter uma graduação alcoólica de 38 a 48 graus, numa temperatura de 20 graus centígrados. Já a aguardente tem uma graduação alcoólica de 38 a 54 graus. Mas se o nome da bebida é cachaça ou aguardente, depende do registro, que exige um laudo físico-químico do produto. Se o produtor registrou como aguardente, ela é uma aguardente e o mesmo vale para o nome cachaça”, explica Lucas.

Categorias

No 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras/2024, as categorias de cachaça de alambiques disponíveis são: Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida, Cachaça de Alambique Envelhecida – Premium e Cachaça de Alambique Envelhecida – Extra Premium.

Já as categorias de aguardente de cana são: Aguardente de Cana, Aguardente de Cana Armazenada, Aguardente de Cana Envelhecida, Aguardente de Cana Envelhecida – Premium e Aguardente de Cana Envelhecida – Extra Premium. Cada participante poderá realizar até duas inscrições, sendo permitida apenas uma inscrição por categoria. “Nós esperamos que o concurso seja uma oportunidade para revelar bebidas de grande qualidade, que muitas vezes só são conhecidas localmente e que agora podem ganhar uma projeção estadual”, comenta o assessor da Emater-MG.

Boas práticas de produção

Segundo Lucas, assim como já vem acontecendo com os concursos estaduais do café e do queijo, “a Emater-MG também espera contribuir para uma melhoria das boas práticas de fabricação, além de incentivar o produtor, que está na informalidade, a se registrar”.

O período de realização do 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras será de junho a novembro, sendo subdividido nas etapas de recebimento de inscrições, julgamento das amostras e premiação. O custo operacional da preparação e envio dos documentos e das amostras é do produtor interessado.

O 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras/2024 é uma iniciativa do Governo de Minas, e será realizado e coordenado pela Emater-MG (empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com apoio do IMA e da Epamig, e de várias instituições (ABRTB, Anpaq, Apacs, CTS Cachaça, Confala, Convida, Fetaemg, IFNMG, INPI, SindBebidas/Fiemg, Sistema Faemg, Sistema Ocemg, Ufla, UFMG e UFV). O regulamento do concurso está disponível para consultas neste link.

Fonte: Agência Minas

Foto: Emater / Divulgação