Gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal têm até o dia 7 de novembro de 2025 para cadastrar propostas no Fundo de Investimentos em Infraestrutura de Saúde (FIIS-Saúde), criado pelo governo federal para ampliar e modernizar a rede pública de saúde. O fundo disponibiliza R$ 20 bilhões, sendo R$ 10 bilhões liberados ainda este ano e outros R$ 10 bilhões em 2026.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo sistema Transferegov.br, seguindo as orientações específicas do programa. O financiamento inclui condições facilitadas, com juros abaixo das taxas de mercado e prazos de carência ampliados, favorecendo a viabilidade dos projetos. Podem participar entes públicos, instituições filantrópicas e entidades privadas com contrato ativo com o SUS.
Os recursos poderão ser aplicados em obras de construção, ampliação e modernização de unidades de saúde, aquisição de equipamentos e veículos como ambulâncias e embarcações. Reformas são permitidas apenas se estiverem vinculadas à instalação de equipamentos específicos. Propostas habilitadas nos programas PAC Seleções 2023 e 2025 e Agora Tem Especialistas terão prioridade.
O envio da carta-consulta é o primeiro passo para análise técnica. Caso a proposta seja pré-selecionada, a documentação detalhada será solicitada. A medida é parte da estratégia do governo para fortalecer o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
Da Redação
Com informações do Ministério da Saúde
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
