O Governo de Minas sancionou neste sábado (17) o reajuste salarial de 5,26% para os profissionais da educação básica da rede estadual. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, tem efeito retroativo a janeiro de 2025 e abrange todas as carreiras do setor, incluindo cargos comissionados, professores, auxiliares e servidores contratados temporariamente.
O aumento também será aplicado às gratificações de função destinadas a vice-diretores, coordenadores de escola e coordenadores de Posto de Educação Continuada (PEC). Servidores inativos e pensionistas com direito à paridade, assim como profissionais temporários em funções equivalentes, também serão contemplados.
A nova legislação, de autoria do governador Romeu Zema, garante ainda a complementação da remuneração de auxiliares de serviços da educação básica com jornada mínima de 30 horas semanais, em determinados casos.
A proposta foi enviada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais em abril e aprovada em dois turnos antes da sanção governamental. Com a publicação, o Executivo afirma reforçar seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e o fortalecimento da rede pública estadual de ensino.
Concurso
Na sexta-feira (16), o Governo de Minas também anunciou a abertura de um novo concurso público para a área da educação, com 13.795 vagas distribuídas em diversas carreiras. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado e traz oportunidades para Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Analista Educacional (ANE), Analista de Educação Básica (AEB), Técnico da Educação (TDE) e Assistente Técnico de Educação Básica (ATB).
As vagas estão distribuídas entre as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e unidades escolares em todo o estado. O concurso será realizado em parceria entre as secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Educação (SEE/MG).
Por Leonardo Souza
Com as informações: Agência Minas
Foto: SEE-MG / Divulgação