O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), iniciou nesta segunda-feira, dia 23 de junho, o processo de credenciamento de instituições de ensino superior interessadas em participar da 4ª edição do projeto Trilhas de Futuro Educadores. A iniciativa visa oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, na modalidade de mestrado, a profissionais da rede estadual de ensino, como forma de valorização e qualificação continuada.
A reabertura do Edital de Credenciamento nº 01/2025 contempla tanto instituições públicas quanto privadas legalmente autorizadas a atuar no ensino superior e que atendam aos critérios estabelecidos no edital. Os cursos devem estar reconhecidos pela Capes e podem ser ofertados de forma presencial ou semipresencial. As instituições já credenciadas em edições anteriores, desde que com documentação vigente, também poderão apresentar novas propostas técnico-pedagógicas conforme as exigências do edital vigente.
Para efetivar a participação, as IES interessadas devem enviar a documentação obrigatória por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) até o dia 4 de julho. Estão previstas 250 vagas para cursos de mestrado em áreas como Gestão de Projetos, Gestão Pública e Sociedade, Políticas Educacionais, Gestão e Avaliação da Educação Pública, Educação de Jovens e Adultos, Formação Docente, Educação Ambiental, Gestão da Inovação, Educação Especial Inclusiva e Gestão Financeira Escolar. As inscrições para os servidores estaduais interessados estão programadas para o segundo semestre de 2025.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a ampliação da formação continuada é prioridade. “Ao reabrirmos o credenciamento para o Trilhas de Futuro Educadores, reafirmamos o compromisso com uma educação pública de qualidade, fortalecendo a atuação dos nossos profissionais”. Desde o início do programa, mais de 9,4 mil servidores foram contemplados com vagas em cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado, sendo que 6,2 mil já concluíram as formações.
O projeto representa uma ação estratégica para o desenvolvimento profissional dos educadores mineiros, promovendo a melhoria da qualidade da educação no estado. Mais informações sobre o processo de credenciamento estão disponíveis no site oficial do Trilhas Educadores, e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: duvidas.trilhaseducadores@educacao.mg.gov.br.
Com informações: Agência Minas
Foto: SEE / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional