O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), iniciou mais uma edição do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro, iniciativa que conecta os desafios do produtor rural com soluções desenvolvidas por startups, empresas de base tecnológica e centros de pesquisa. O objetivo é impulsionar a inovação no campo e fomentar o desenvolvimento sustentável no estado.
O primeiro encontro da nova edição tem como tema a Agricultura Irrigada e ocorre no Campus Sete Lagoas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ao todo, serão seis eventos gratuitos, com programação estendida até o dia 26 de agosto. A iniciativa conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de prefeituras, universidades e instituições do setor de inovação.
Segundo Rebeca Souza, analista técnica da Seapa, o circuito tem como propósito criar um ambiente favorável à conexão entre startups, produtores rurais e o público participante, promovendo oportunidades de parcerias e negócios. Empresas interessadas em apresentar suas soluções têm até sábado (31/5) para realizar a inscrição por meio de formulário disponível online.
Durante os eventos, as startups selecionadas poderão participar de painéis com apresentações (pitches) de cinco a 15 minutos, além de compor a mostra tecnológica, espaço dedicado à exposição de produtos e serviços inovadores voltados ao agronegócio. A participação oferece visibilidade, networking e potenciais oportunidades de prospecção de negócios.
Exemplo de sucesso
A startup Dronefy é um exemplo dos resultados positivos do circuito. A empresa, especializada em tecnologia para controle biológico de pragas agrícolas, participou de cinco edições anteriores do evento, apresentando soluções como o Biotransportador — equipamento acoplado a drones que libera insetos benéficos para combater pragas nas lavouras.
“Para nós, foi extremamente importante participar do circuito, porque nos levou a sermos reconhecidos no estado todo. Somos muito gratos e vamos continuar participando cada vez mais”, afirmou João Carvalho, sócio fundador da Dronefy.
Compromisso com a inovação no campo
Com o Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro, o Governo de Minas reforça seu compromisso com o fortalecimento do agronegócio por meio da tecnologia e da inovação, estimulando a criação de soluções que atendam às demandas do setor e promovam avanços sustentáveis para a produção rural em todas as regiões do estado.
Fonte e foto: Agência Minas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional