O governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, na tarde de sexta-feira, 20 de junho, entrou em contato com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para manifestar solidariedade e oferecer apoio diante dos novos prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingem o estado gaúcho. Até o momento, pelo menos 90 municípios já relataram ocorrências de alagamentos, deslizamentos de terra e danos em residências.
O Governo de Minas colocou à disposição uma estrutura de apoio que inclui bombeiros militares especializados em desastres naturais, agentes da Defesa Civil e equipamentos diversos. Mateus Simões também destacou a prontidão do estado para enviar aeronaves de resgate humanitário e médico, caso necessário. O governador Eduardo Leite agradeceu a oferta e informou que, por ora, o Rio Grande do Sul ainda não precisará de reforços operacionais, mas reconheceu a importância do gesto.
“A situação obviamente é grave e traz preocupação. Minas Gerais está mobilizada para poder atuar em socorro ao estado do Rio Grande do Sul no que for necessário. Ofereci a ele apoio com os nossos homens da Defesa Civil e dos Bombeiros, e das nossas aeronaves de resgate humanitário e médico”, declarou Mateus Simões.
Em maio do ano passado, durante a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, Minas Gerais já havia prestado auxílio expressivo, enviando 28 bombeiros militares, 14 agentes da Defesa Civil, aviões, helicóptero, colchões, água potável e 200 toneladas de donativos arrecadados pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Além disso, equipes da Copasa auxiliaram na retomada das estações de tratamento de água, e a Cemig contribuiu para o restabelecimento da energia elétrica nas áreas afetadas.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Minas
Foto: FreePik/Imagem Ilustrativa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional