Só em 2025, Estado está investindo mais de R$ 500 milhões para oferecer alimentação saudável e adaptada à cultura de cada região
Em um estado com 853 municípios, a alimentação escolar em Minas Gerais é muito mais que uma refeição: é parte da cultura local, um gesto diário de acolhimento e uma política pública que dá certo. Todos os dias, são preparadas refeições para cerca de 1,5 milhão de estudantes nas escolas da rede estadual, com cardápios variados, nutritivos e que valorizam os ingredientes e tradições de cada região.
Somente em 2025, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), está destinando mais de meio bilhão de reais para a alimentação escolar, ampliando de forma consistente os recursos desde 2019. O resultado é um dos cardápios mais completos e diversificados do país, que respeita a sazonalidade dos alimentos, incentiva a agricultura familiar e atende às necessidades nutricionais dos estudantes, sem abrir mão do sabor.
Adepto à alimentar-se nas escolas da rede estadual durante viagens pelo interior, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destaca que a merenda escolar é muito mais que comida, é cultura e cuidado aos jovens.
“Todos os dias, mais de 1,5 milhão de estudantes recebem refeições completas, preparadas com ingredientes da nossa terra. Só em 2025, estamos investindo mais de meio bilhão de reais para garantir uma das alimentações escolares mais respeitadas do Brasil. Isso me enche de orgulho”, afirma Romeu Zema.
Em todas as regiões do estado, há pratos que refletem a cultura local e se beneficiam do talento de quem está no comando das panelas, levando ao prato dos estudantes a que é considerada uma das melhores alimentações escolares do Brasil.
E são as cantineiras as protagonistas dessa transformação que, diariamente, lavam, cortam, temperam e cozinham, garantindo que cada refeição seja preparada com cuidado e atenção, alimentando não apenas o corpo, mas também a aprendizagem de milhares de alunos.
“Esse investimento também é um reconhecimento às nossas cantineiras e cantineiros, que todos os dias, com muito carinho, transformam ingredientes simples em refeições saudáveis, saborosas e de qualidade”, destaca o vice-governador de Minas, Mateus Simões.
“Sabemos que quando a alimentação é saudável e de qualidade, o aprendizado melhora. Estudante bem alimentado tem mais energia, mais foco e aprende muito mais”, completa o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Fonte: Agência Minas/ Foto: Diego Vargas / Seapa-MG
.Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional