O Governo de Minas está executando um dos maiores pacotes de investimentos rodoviários da história recente do estado, com foco no Norte mineiro. Com cerca de R$ 1,5 bilhão destinados à região por meio do programa Caminhos pra Avançar, o objetivo é melhorar a infraestrutura de transporte, fortalecer a economia local e beneficiar diretamente quase dois milhões de moradores.
Coordenadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), as ações abrangem 20 grandes obras de recuperação e implantação de mais de 860 quilômetros de estradas, além de pontes, travessias e serviços de manutenção em mais de 5 mil quilômetros da malha viária. Estima-se que os investimentos gerem mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Obras aguardadas há décadas
Entre os destaques do pacote estão as construções de duas grandes pontes sobre o Rio São Francisco. A primeira, já em andamento, conecta os municípios de São Francisco e Pintópolis, pela MG-402. A segunda, em fase de licitação, ligará Manga a Matias Cardoso. Juntas, essas travessias somam mais de R$ 400 milhões em recursos e estão entre as maiores já construídas em Minas Gerais.
O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, reforça que essas intervenções estão alinhadas com o Plano Estadual de Logística e Transportes (Pelt-MG), que orienta o planejamento estratégico da infraestrutura de transportes no estado. “O plano traça os caminhos para que o Estado se desenvolva de forma equilibrada e eficiente, com investimentos que respondam às necessidades regionais e nacionais”, explica Tavares.
Impacto regional e integração logística
Além de facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial, a nova infraestrutura viária promete melhorar o deslocamento entre municípios e regiões. Um exemplo é a pavimentação do trecho entre Pintópolis e Urucuia, com 73 km de extensão entre a MG-402 e a MG-202, que vai facilitar a conexão entre o Norte e o Noroeste mineiro, o Oeste baiano e a BR-135.
Outra intervenção relevante é a pavimentação de um trecho municipal que complementa a LMG-629, entre Rio Pardo de Minas e Mato Verde. A via é estratégica para o acesso ao polo de saúde de Taiobeiras, onde se localiza o hospital regional que atende diversos municípios da Serra Geral e Alto Rio Pardo. Essa pavimentação irá beneficiar tanto os usuários do sistema de saúde, como pacientes em tratamento, quanto o transporte de cargas e mercadorias.
Resultados em andamento
Das 20 obras principais do programa Caminhos pra Avançar, nove já foram concluídas, cinco estão em execução e seis ainda serão iniciadas. Paralelamente, há obras de conservação e manutenção de rotina em andamento em outras rodovias, que também contribuem para a melhoria da mobilidade e da segurança viária.
Para o diretor do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Victório Semionato, os investimentos são fundamentais para transformar a logística regional. “A melhoria da infraestrutura viária no Norte representa um avanço que pode impulsionar a competitividade dos setores produtivos e levar desenvolvimento para uma das regiões historicamente mais carentes do estado”, afirma.
População comemora
Moradores da região, como João de Souza, comemoram a chegada das obras. “É um sonho antigo. Vai economizar tempo, dinheiro e ainda tornar as viagens mais seguras. Hoje precisamos dar muitas voltas por rodovias complicadas. Isso vai mudar a nossa realidade.”
Com esses investimentos, o Governo de Minas reafirma o compromisso com a integração regional e o fortalecimento da infraestrutura como base para o crescimento econômico sustentável. O Norte de Minas, historicamente marcado por dificuldades logísticas, começa a trilhar um novo caminho com mais acessibilidade, segurança e oportunidades.
Por Graziela Matoso/ Fonte e foto: Agência Minas
