O Governo de Minas Gerais e a Copasa anunciaram, nesta segunda-feira (22), um pacote de obras estruturantes voltado para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com investimentos que somam R$ 1,1 bilhão, a iniciativa busca garantir o abastecimento contínuo, de qualidade e com maior resiliência frente a desafios ambientais e crescimento populacional.
As obras estão organizadas em três grandes lotes. O primeiro, já em andamento, inclui a implantação de 12 quilômetros de adutoras em Sarzedo, Mário Campos e Betim, além de um reservatório de 10 mil litros, com investimentos de R$ 400 milhões. O segundo e terceiro lotes, ainda em fase de licitação pela Seinfra, contemplam a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Manso e a instalação de adutoras até Contagem, totalizando mais R$ 527 milhões, com recursos do Termo de Medidas de Reparação da tragédia de Brumadinho.
Outro destaque é a implantação de um sistema de ultrafiltração na ETA Bela Fama, no Sistema Rio das Velhas, que funcionará como uma barreira adicional de segurança no tratamento da água, com investimento de R$ 230 milhões.
Segundo o presidente da Copasa, Fernando Passalio, o objetivo é garantir um sistema eficiente e preparado para o futuro. A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, reforçou que os investimentos contribuem não só para a qualidade de vida da população, mas também para a atração de novos negócios ao estado.
Da Redação Com informações da Agência Minas.
Foto: Copasa / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
