Representantes do Governo de Minas Gerais se reuniram, na quarta-feira, dia 28 de maio, com autoridades da Agência de Promoção de Investimentos e Exportações de El Salvador, para discutir possíveis parcerias comerciais entre o estado brasileiro e o país da América Central. O encontro teve como foco os setores de turismo e construção civil.
A comitiva mineira destacou a experiência do estado na atração de investimentos internacionais e no desenvolvimento do turismo, apresentando propostas que podem ser replicadas em El Salvador, país que tem apostado nessas áreas como caminho para o crescimento econômico. A atual redução dos índices de violência em território salvadorenho fortaleceu o interesse por novas parcerias e pelo retorno de investimentos estrangeiros.
Durante a reunião, o Governo de Minas, por meio da Superintendência de Relações Nacionais e Internacionais da Secretaria de Casa Civil (SCC), se colocou à disposição para promover articulações entre empresários mineiros e autoridades salvadorenhas. El Salvador estima a necessidade de construir cerca de 30 mil novas moradias por ano e aposta no turismo de praia, especialmente voltado para o surfe, como motor econômico.
O governador Romeu Zema ressaltou que Minas Gerais atraiu mais de R$ 475 bilhões em investimentos privados durante sua gestão e que o estado possui empresários consolidados com potencial para expandir seus negócios ao exterior. Já o superintendente Igor Tameirão destacou que, com a redução da criminalidade, muitos salvadorenhos estão retornando ao país, o que amplia a demanda por habitação e reforça as oportunidades para empreendedores mineiros no setor da construção.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Minas
Foto: Governo de Minas / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional