O Governo de Minas anunciou a aprovação de 34 Planos de Ação em Saúde, como parte das medidas de reparação previstas no Novo Acordo de Mariana. Por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), serão destinados cerca de R$ 1,1 bilhão para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões afetadas.
Entre as ações previstas estão o monitoramento da qualidade da água e controle de doenças relacionadas, ampliação das equipes de Saúde da Família, aquisição de equipamentos e serviços especializados e acolhimento psicossocial da população atingida. O Anexo 8 – Saúde do Novo Acordo de Mariana prevê, ao todo, R$ 12 bilhões em investimentos.
A tragédia do rompimento da barragem em Mariana, ocorrida em 2015, tirou a vida de 19 pessoas e provocou graves impactos socioeconômicos e ambientais que ainda afetam a região.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Minas Gerais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional