Plano prevê mais de 480 ações de curto prazo em rodovias, ferrovias, aeroportos, dutos e hidrovias
O Governo de Minas apresentou, nesta quinta-feira (12/6), os próximos investimentos prioritários que serão realizados no setor de transportes e logística em todo o estado. As ações foram definidas a partir do Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (Pelt-MG) de curto prazo, focando na resolução de problemas atualmente existentes.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o plano tem como objetivo aprimorar a infraestrutura logística mineira e impulsionar o desenvolvimento regional de forma estratégica e integrada.
“O Brasil hoje possui a maior carteira de projetos de investimentos do mundo. E dentro desse contexto, Minas Gerais será o epicentro do investimento em infraestrutura do país nos próximos anos. Então, ter essa clareza de planejamento com o Pelt-MG é fundamental para podermos avançar e seguir sendo referência em infraestrutura”, enfatizou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
A carteira de projetos do Pelt-MG contempla mais de 480 empreendimentos, que reúnem cerca de 4.582 obras. Entre os destaques estão mais de 400 ações rodoviárias, incluindo o lote de concessão da Zona da Mata, um dos cinco maiores investimentos previstos no setor. O volume total de investimentos, entre públicos e privados, soma R$ 513 bilhões.
O plano também contempla 17 intervenções ferroviárias, 13 projetos dutoviários, 12 iniciativas aeroportuárias e duas ações hidroviárias. Vários desses empreendimentos já estão contratados ou em processo de execução, enquanto outros necessitam de ações governamentais do Estado ou alinhamento junto ao Governo Federal para desenvolvimento.
“O negócio da Codemge é fazer Minas crescer. Em linha com essa missão, o Pelt-MG representa uma estratégia organizada de desenvolvimento, que busca integrar todas as regiões do Estado e garantir oportunidades para a população, fomentando cadeias produtivas regionais, atraindo novos negócios e promovendo inclusão por meio da mobilidade interurbana”, afirma a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto.
O diretor de Concessões e Parcerias da Companhia, Gabriel Fajardo, destaca que as ações resultantes do plano se dividem em carteiras de empreendimentos como as de concessões de infraestrutura junto à iniciativa privada e as de obras públicas, além de projetos com alinhamento interinstitucional e intergovernamental para sua concretização, como no caso das ferrovias e aeroportos. “O foco do Pelt-MG está na melhoria da conectividade, na redução de custos logísticos e no aumento da competitividade do Estado”, salienta.
Inovação
Minas Gerais é pioneira na utilização do Five Case Model (5CM), metodologia desenvolvida pelo Tesouro Britânico e adotada para embasar a seleção e priorização dos empreendimentos. É a primeira vez que esse é aplicado como uma ferramenta de planejamento de carteiras de investimentos no Brasil, conferindo mais rigor técnico, visão de longo prazo e transparência às decisões de investimento.
Além disso, coloca o Estado nos mesmos caminhos que países mais desenvolvidos tomam suas decisões sobre investimentos, baseando a alocação dos recursos em critérios técnicos e com potencial de melhores efeitos para a população.
Sobre o Pelt-MG
O Plano Estadual de Logística e Transportes foi construído a partir de uma série de encontros realizados em diferentes regiões do estado, com o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas para a área de transportes.
O documento técnico apresenta a visão estratégica do Governo de Minas, com cenários, avaliações e recomendações de curto prazo para empreendimentos e iniciativas voltadas ao transporte de bens e pessoas por rodovias, ferrovias, aeroportos, dutos e vias navegáveis.
Baseado nas melhores práticas nacionais e internacionais de planejamento, o Pelt-MG proporciona maior previsibilidade na aplicação de recursos públicos e privados, o que reforça a segurança para investidores e contribui para a viabilidade de novas obras em todo o estado.
Fonte e foto: Agência Minas Gerais
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