O Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), abriu nesta segunda-feira (21/7) as inscrições para o novo concurso público da Educação. O edital oferece 13.795 vagas distribuídas por todas as regiões do estado, contemplando cargos de professores, especialistas, analistas e técnicos da educação.
As inscrições seguem abertas até as 16h do dia 21/8 e devem ser realizadas pelo site da Consulplan, organizadora do certame. O concurso contempla todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino e a Unidade Central da SEE/MG, com oportunidades para Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Técnico da Educação (TDE), Analista da Educação Básica (AEB), Analista Educacional (ANE) e Analista Educacional na função de Inspeção Escolar (ANE/IE). O edital prevê ainda cadastro reserva e reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme a legislação estadual.
No último sábado (19/7), o Governo também publicou novo lote de nomeações do concurso anterior, contemplando 33 aprovados excedentes, entre analistas e professores. Desde o início da atual gestão, já foram mais de 27,8 mil nomeações, sendo 6,8 mil somente em 2025. A meta, segundo a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Santos, é compor o quadro da Educação com servidores efetivos, garantindo estabilidade e continuidade às políticas públicas.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou que a iniciativa é uma oportunidade para contribuir com a transformação da educação mineira. A secretária de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, reforçou que o certame valoriza o funcionalismo e fortalece a qualidade do ensino no estado. Da Redação
Com informações da Prefeitura de Minas Gerais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional