O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), abriu nesta sexta-feira (26/9) a consulta pública do projeto de concessão Rodoviário Noroeste. Com 767 quilômetros de extensão, o projeto contempla trechos das rodovias BR-365, BR-146, BR-251, CMG-496, MG-408 e MG-181, e prevê investimentos da ordem de R$ 7,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão.
Durante o período de 30 dias, a população poderá enviar sugestões e contribuições para aprimorar o projeto. As melhorias previstas incluem duplicação de 79,1 km de rodovias, construção de 70,9 km de acostamentos, 14,6 km de vias marginais, asfaltamento de 110,7 km de estradas, seis passarelas e melhorias em 162 acessos, além de obras em pontes, viadutos e interseções.
O projeto também contempla a implantação de serviços operacionais como guincho, socorro médico e mecânico 24h, bases operacionais e sistemas de monitoramento. O secretário Pedro Bruno destacou que o lote Noroeste será um marco para o estado, promovendo segurança, modernização da infraestrutura e melhoria na logística e competitividade da cadeia produtiva mineira.
A concessão alcança 19 municípios, incluindo Patrocínio, Patos de Minas, João Pinheiro, Montes Claros e Pirapora, integrando as regiões Norte, Triângulo, Sul de Minas e Central. A previsão é que o edital seja publicado em 2025 e o leilão ocorra no primeiro trimestre de 2026.
Da Redação Com informações da Agência Minas.
Foto: Seinfra / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
