O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi um dos principais palestrantes na abertura da 9ª Conferência Atlantos, promovida pelo Instituto Atlantos, realizada no último sábado, 5 de abril, em Porto Alegre (RS). Com o tema “Conflitos contemporâneos: Como salvar o Ocidente?”, o evento reuniu especialistas, líderes políticos e jovens para debater os desafios enfrentados pelo mundo ocidental, com foco nos valores do liberalismo e nas soluções para os conflitos contemporâneos.
Em sua palestra, o governador Romeu Zema falou sobre os avanços de Minas Gerais nas políticas públicas, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo estado, assim como o Rio Grande do Sul. Zema destacou o esforço do governo mineiro em melhorar a infraestrutura educacional, mencionando que 2,3 mil escolas foram reformadas como parte da sua gestão. “Minas Gerais é um estado que, assim como o Rio Grande do Sul, enfrenta dificuldades financeiras, mas tem avançado em todas as políticas públicas”, afirmou o governador, destacando o compromisso do estado com a educação.
O governador também refletiu sobre a importância da liderança política para o sucesso das políticas públicas. “Se você quer formar cidadãos melhores, o trabalho começa dentro do Estado. A sociedade civil ajuda muito, mas um governante ruim, que dá maus exemplos e adota políticas erradas, é algo que contamina todo o trabalho e todo o esforço que a sociedade está fazendo”, ressaltou Zema, reforçando seu compromisso com bons exemplos e a eficiência das políticas públicas.
O evento, que contou com a presença de mais de 250 pessoas, a maioria composta por jovens, também teve como palestrante o deputado federal Marcel van Hattem, que compartilhou suas visões sobre o cenário atual e o futuro do liberalismo no Brasil.
Atlantos e Políticas Públicas
Além da palestra, o governador Romeu Zema recebeu das mãos do presidente do Instituto Atlantos, Guilherme Dadda, o Caderno de Políticas Públicas para Controle de Inundações no Rio Grande do Sul, um documento que visa orientar os governantes a criar cidades resilientes, com foco em mercado, liberdade individual e eficiência no desenvolvimento econômico e urbanismo. O Instituto Atlantos, que foi premiado em 2017 com o Smith Student Outreach Award, é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho em promover o debate de ideias liberais e políticas públicas eficazes.
Investimentos e Desenvolvimento Econômico
Durante sua visita a Porto Alegre, o governador também se reuniu com diretores da Lojas Renner S.A., no centro administrativo da empresa, para discutir o processo de desenvolvimento de produtos e inovações tecnológicas da companhia, além de possíveis projetos futuros para Minas Gerais. A Lojas Renner já emprega mais de 1 mil colaboradores no estado e é um exemplo de investimento privado que contribui diretamente para a geração de emprego e renda.
Zema enfatizou a importância dos investimentos privados para o estado, destacando que, desde 2019, o Governo de Minas atraiu R$ 475 bilhões em investimentos privados, criando um ambiente favorável aos negócios que impulsiona o desenvolvimento econômico e gera oportunidades de crescimento para os mineiros.
Com as informações: Agência Minas
Foto: Aluísio Eduardo / Digital MG