O combate ao incêndio na Serrinha mobilizou uma atuação conjunta entre equipes de diferentes municípios e instituições, com destaque para o apoio prestado a Gonçalves pelo Corpo de Bombeiros de Itajubá, pela Brigada Municipal de Paraisópolis e pelo prefeito Nilsinho, de Sapucaí-Mirim. A cooperação regional foi reconhecida publicamente após a ação de enfrentamento às chamas.
De acordo com o agradecimento divulgado, a resposta contou com atuação rápida e coordenada, além do emprego de equipamentos adequados. O apoio com caminhão-pipa também foi apontado como essencial para conter o incêndio e preservar a área atingida, indicando que a estrutura mobilizada teve papel decisivo no controle da ocorrência.
A manifestação de reconhecimento evidencia que situações de emergência ambiental exigem articulação entre diferentes frentes de trabalho e capacidade de resposta imediata. Quando municípios vizinhos e forças especializadas atuam de forma integrada, amplia-se a eficiência operacional e a possibilidade de reduzir danos em áreas sensíveis.
Ao agradecer o compromisso, a parceria, a coragem e a dedicação dos envolvidos, Gonçalves destaca a importância da cooperação entre instituições e administrações municipais diante de episódios que ameaçam o patrimônio ambiental. O episódio reforça como o apoio intermunicipal pode ser determinante para proteger áreas naturais e responder com agilidade a ocorrências de maior complexidade.

Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e foto de: Prefeitura de Gonçalves
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
