Goiás conquistou a terceira colocação no ranking nacional de abate bovino, conforme dados divulgados pela Plataforma Aroeira, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). No primeiro trimestre de 2025, foram abatidos 476,9 mil bois, 356,9 mil vacas e 177,5 mil novilhas — número que representa um aumento significativo, especialmente no abate de fêmeas, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo Glaucilene Carvalho, que responde interinamente pela Seapa, o crescimento no abate de fêmeas jovens sinaliza uma mudança estratégica na produção, voltada para carnes de maior valor agregado. “Essa evolução fortalece a imagem de Goiás no cenário nacional e internacional, além de gerar empregos e renda para a população”, afirmou.
Além do desempenho expressivo nos abates, o estado também ampliou sua presença no mercado externo. As exportações de carne bovina cresceram 8,6% em relação ao primeiro trimestre de 2024, enquanto a venda de bovinos vivos atingiu US$ 1,4 milhão entre janeiro e abril deste ano — resultado quatro vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Por Redação Panorama
Com informações da Rádio Itatiaia
Foto: divulgação/ Seapa Goiás
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional