Os gastos de turistas estrangeiros no Brasil seguem em crescimento, segundo dados divulgados pelo Banco Central e analisados pelo Ministério do Turismo. De janeiro a outubro deste ano, visitantes internacionais deixaram US$ 6,617 bilhões no país, resultado 10% superior ao registrado no mesmo período de 2024. Apenas em outubro, a entrada de recursos somou US$ 573 milhões, refletindo o aumento do fluxo de visitantes em Brasília e em outros destinos nacionais.
O montante acumulado em 2025 representa mais de R$ 35,693 bilhões movimentados diretamente na economia, impulsionando setores como hotelaria, alimentação, transporte, comércio e serviços turísticos. O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que os números reforçam a competitividade do Brasil no cenário global, destacando investimentos em infraestrutura, conectividade aérea e promoção dos destinos turísticos.
De acordo com o Banco Central, as receitas deixadas por viajantes internacionais já superam setores importantes da economia, como o segmento de telecomunicação, computação e informações, que registrou US$ 5,778 bilhões no mesmo período. Para o Ministério do Turismo, o desempenho reflete ações integradas do Governo Federal voltadas ao fortalecimento do turismo.
A Embratur instalou turistrômetros em Brasília e no Rio de Janeiro, com apoio do Ministério do Turismo, para acompanhar em tempo real a entrada de turistas estrangeiros no país. Os painéis utilizam projeções de inteligência artificial e já registram 8 milhões de visitantes internacionais percorrendo diferentes destinos brasileiros.
Da Redação
Com informações do Ministério do Turismo
Foto: Freepik
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
