O município de Galileia celebrou um marco significativo para o bem-estar de sua população com a inauguração da nova unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) José Lopes Mello. A solenidade de entrega reuniu a comunidade local, vereadores, secretários municipais e a prefeita Maria Áurea, consolidando a concretização de uma demanda histórica da região, na manhã da última sexta-feira, 23 de janeiro.
A entrega desta unidade transcende a simples inauguração de uma obra pública; ela representa a transição de um serviço anteriormente prestado em instalações precárias para um ambiente de excelência. A prefeita Maria Áurea enfatizou o sentimento de gratidão e o impacto emocional da obra: “Hoje é só gratidão. Deus nos deu essa oportunidade de poder administrar Galileia e eu sinto feliz em fazer essa inauguração aqui hoje. É a primeira de muitas outras que virão, mas hoje meu coração está transbordando de alegria de falar, de abrir estas portas para a nossa comunidade. Nós estávamos trabalhando em uma casa precária e hoje nós estamos em uma ‘mansão’, graças a Deus por tudo isso”.
O aprofundamento na qualidade dos serviços é evidenciado pela modernização do mobiliário e do aparato técnico. Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Natália de Araújo: “É com muita alegria que, enquanto coordenação da atenção primária, nós estamos aqui participando dessa inauguração desta Estratégia de Saúde da Família. Nós ficamos muito contentes com a aquisição não só dessa inauguração, mas também de todos os equipamentos novos que a gestão conseguiu adquirir, como mobiliários, ar-condicionado, bebedouro, insumos, equipamentos hospitalares. Então, realmente é uma alegria muito grande em ver esse sonho sendo realizado”.
A importância da nova sede também foi ressaltada pelo corpo técnico, que há anos aguardava por melhores condições de trabalho. A enfermeira Eliane Regina Marçal relatou a trajetória de espera da equipe: “É muito satisfatório, porque desde 2006 eu sonho junto com eles este prédio. E toda a vida nós ficamos naquela casinha pequenininha e nós soubemos esperar. Então o sonho é muito realizado. Eu agradeço também a toda a minha equipe, todos que ajudaram direta ou indiretamente. Muito obrigada”.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Manoela Boareto, a entrega do ESF José Lopes Mello simboliza o cuidado e o planejamento humanizado da gestão: “Esse é um sonho de muito tempo, é um sonho de muita gente, é um sonho saudoso de muitas pessoas. E meu coração está cheio de felicidade, cheio de emoção e de carinho por estar entregando essa unidade, que hoje eu sou só uma representante aqui. Cada detalhe desta unidade está sendo entregue com todo o amor possível”. Com a nova estrutura e equipamentos como câmara fria e ambulatórios, Galileia reforça seu compromisso com uma saúde pública mais acessível, digna e de qualidade.


Por Guilherme Souza
Fonte e Fotos: Prefeitura de Galiléia
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
