O furacão Erin, o primeiro da temporada no Atlântico em 2025, intensificou-se para uma tempestade de categoria 4 neste sábado (16), com ventos sustentados de até 230 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). A tempestade avança pelo oceano em direção ao norte do Caribe, com alertas de enchentes e deslizamentos já emitidos.
Localizado a cerca de 195 quilômetros a nordeste de Anguilla, Erin segue em direção ao norte das Ilhas Leeward, que incluem St. Martin, St. Barthelemy, Sint Maarten, as Ilhas Virgens e Porto Rico. As autoridades locais permanecem em alerta, com previsão de chuvas intensas e riscos elevados de enchentes repentinas e deslizamentos de terra nas áreas mais afetadas.
Ondas geradas pelo furacão já devem alcançar as costas da região neste fim de semana, atingindo também Espanhola, Turks e Caicos, e, nos próximos dias, Bahamas, Bermudas e a costa leste dos EUA. Meteorologistas alertam para correntes de retorno perigosas e possíveis erosões costeiras, especialmente nas Carolinas, apesar da previsão de que o centro do furacão permaneça afastado da costa americana.
O NHC prevê que Erin mude de direção para o norte até o final de domingo, com possíveis flutuações em sua intensidade ao longo do percurso.
Da redação com informações do Centro Nacional de Furacões dos EUA
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional