A Prefeitura de Francisco Sá deu início, nesta quinta-feira, 16 de outubro, a um novo e importante serviço voltado para a saúde bucal da população. A Unidade Odontológica Móvel começou oficialmente seus atendimentos, levando serviços essenciais de odontologia para as áreas mais distantes do centro urbano e promovendo a inclusão em saúde.
O ponto de partida para a iniciativa foi a comunidade quilombola de Poções, uma escolha que simboliza o compromisso do projeto em alcançar populações que historicamente enfrentam maiores dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Equipado para realizar procedimentos de cuidado e prevenção, o consultório móvel tem como missão levar sorrisos saudáveis a quem mais precisa, eliminando barreiras geográficas e facilitando o acesso ao tratamento odontológico.
O principal objetivo da Unidade Odontológica Móvel é garantir uma cobertura de saúde bucal mais ampla e equitativa em todo o território municipal. Segundo o planejamento da Secretaria de Saúde, o veículo percorrerá todas as comunidades rurais, seguindo um cronograma para assegurar que o atendimento chegue a cada canto da cidade. Essa estratégia itinerante é fundamental para a promoção da saúde preventiva, permitindo a identificação precoce de problemas e a orientação sobre higiene bucal.
Com o lançamento deste serviço, a gestão municipal de Francisco Sá reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. A iniciativa representa um avanço significativo na oferta de saúde pública, promovendo mais inclusão e bem-estar ao levar cuidados essenciais diretamente para perto das pessoas, fortalecendo a atenção primária e a equidade no acesso ao SUS.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Francisco Sá
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
