A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais está com inscrições abertas até 24/8 para a 16ª edição do Laboratório de Regência, iniciativa pioneira no Brasil que oferece a jovens maestros a oportunidade de reger uma orquestra profissional e aprender diretamente com o maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica.
Desde 2009, quase 200 jovens regentes participaram do projeto, que já revelou talentos hoje em destaque, como José Soares, atual maestro associado da Filarmônica. Este ano, o programa disponibiliza 15 vagas: quatro para regentes ativos e 11 para ouvintes. Os selecionados participarão de aulas teóricas e práticas, e no último dia conduzirão a orquestra em um concerto gratuito na Sala Minas Gerais.
O Laboratório de Regência 2025 será realizado entre os dias 22 e 24/9, em Belo Horizonte. Jovens regentes brasileiros com experiência comprovada podem se inscrever pelo formulário disponível no site da Filarmônica, onde também está o edital completo.
A Filarmônica de Minas Gerais, fundada em 2008, é referência nacional e internacional em excelência artística, com 18 álbuns gravados e uma indicação ao Grammy Latino. A orquestra mantém uma agenda de concertos e ações educativas que democratizam o acesso à música clássica em Belo Horizonte e no interior.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Minas Gerais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional