A terceira edição da Copinha Feminina Sub-20 chega ao seu momento decisivo neste sábado (20), quando Flamengo e Grêmio entram em campo para disputar o título da competição. A final está marcada para as 18h (horário de Brasília), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, palco histórico do futebol brasileiro e que volta a receber uma decisão de base do futebol feminino.
Campeãs da edição de 2023, as Meninas da Gávea buscam o bicampeonato e chegam à final com o melhor ataque do torneio. Do outro lado, as Mosqueteiras fazem história ao alcançar, de forma inédita, a decisão da Copinha Feminina Sub-20, coroando uma campanha marcada pela solidez defensiva e pela consistência coletiva.
Os ingressos para a final são gratuitos, mas precisam ser retirados antecipadamente por meio do site oficial da Federação Paulista de Futebol (fpf.soudaliga.com.br). Para garantir a entrada, é necessário realizar cadastro prévio e a coleta da imagem facial, seguindo o protocolo de acesso adotado pela FPF.
As campanhas de Flamengo e Grêmio até a decisão foram bastante semelhantes em termos de resultados. Ambas as equipes somaram três vitórias e dois empates ao longo da competição e precisaram das cobranças de pênaltis em um dos confrontos eliminatórios. O Grêmio garantiu vaga na final ao eliminar o Santos na semifinal, no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret), após empate sem gols no tempo normal e vitória nas penalidades. Já o Flamengo avançou às semifinais depois de superar a Ferroviária, também no Ceret, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
Apesar da igualdade no número de resultados, os números gerais mostram estilos distintos entre as finalistas. O Flamengo tem o ataque mais eficiente da Copinha, com 23 gols marcados. Grande parte desse desempenho foi construída na estreia, quando as rubro-negras aplicaram uma goleada de 11 a 0 sobre o Aliança-GO. A equipe carioca também conta com a artilheira da competição, a atacante Brendha, que soma oito gols. Dois deles foram decisivos na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Internacional, em partida disputada no Canindé.
O Grêmio, por sua vez, marcou apenas seis gols ao longo do torneio, mas chega à final ostentando a melhor defesa da competição, com apenas um gol sofrido em toda a campanha. A consistência defensiva tem sido o principal trunfo da equipe gaúcha, que aposta na organização tática e na eficiência nos momentos decisivos para tentar surpreender o favoritismo rubro-negro.
Após a classificação, os treinadores destacaram as virtudes de suas equipes. “Foi mérito das nossas atletas terem a capacidade de desenvolver e fazer os gols. Nos outros jogos, sabíamos que seriam clássicos do futebol feminino e elas crescem com isso. Vivenciar grandes jogos faz com que elas se desenvolvam e tenham capacidade para resolver”, afirmou o técnico do Flamengo, Filipe Torres, em entrevista coletiva realizada na sede da Federação Paulista de Futebol.
Já o treinador gremista, Marcelo Mostadeiro, ressaltou a identidade defensiva construída ao longo da competição. “Nossa organização defensiva se tornou uma base muito sólida e não tem como fugir dessa característica. Com isso, podemos gerar condições boas para as meninas da frente também conseguirem desempenhar seu papel importante, de finalizar as jogadas”, avaliou.
As duas equipes chegam embaladas por experiências recentes em finais nacionais de categorias de base, todas com transmissão ao vivo pela TV Brasil em 2025. O Flamengo foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20, após perder a decisão para o Botafogo. Quatorze das 16 jogadoras que atuaram naquela final estão no elenco que disputa a Copinha, o que reforça a bagagem competitiva do time carioca.
O Grêmio, por sua vez, ficou com o vice-campeonato do Brasileirão Sub-17, ao ser derrotado pelo Corinthians na final. Algumas atletas daquela campanha seguem como peças importantes no elenco atual, entre elas a goleira Josi, a zagueira Allyne, a meia Rayssa e as atacantes Ana Lays e Isabeli, que agora buscam um título inédito para o clube no torneio sub-20.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Divulgação / @Copinha
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
