Os financiamentos para a compra de veículos novos e usados no Brasil registraram um crescimento de 12,4% em novembro, quando comparado ao mesmo mês de 2023, segundo dados da B3 (Bolsa de Valores do Brasil). No entanto, em relação a outubro deste ano, houve uma queda de 9,7%, um recuo que pode ser explicado pela redução no número de dias úteis do mês de novembro, que teve quatro dias a menos.
No acumulado de 2024 até novembro, as vendas financiadas de veículos atingiram 6,5 milhões de unidades, um aumento de 21,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso representa aproximadamente 1,1 milhão de veículos vendidos a mais em relação ao ano anterior.
Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de planejamento e inteligência de mercado da B3, destacou que a queda observada em novembro, em comparação a outubro, está diretamente ligada à redução no número de dias úteis. No mês passado, os financiamentos somaram 31,8 mil unidades.
Entre os segmentos analisados, os veículos leves foram os que mais se destacaram, com um crescimento de 12,4% nos financiamentos. Já os veículos pesados apresentaram um crescimento modesto de 0,6%, enquanto as motocicletas registraram um avanço significativo de 15,1% no mesmo período.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil