Extrema concluiu a Semana do Festival da Consciência Negra no último sábado, 22 de novembro, com um grande encontro que celebrou a riqueza e a diversidade da cultura negra. O dia de encerramento contou com a presença de milhares de famílias e amigos, que se reuniram para um dia repleto de atividades artísticas, reforçando a relevância da data para a reflexão e o reconhecimento da história e das contribuições da população negra para a formação da identidade da cidade e do país.
A programação musical, com artistas de renome nacional e talentos locais, foi uma das grandes atrações. O samba ficou por conta do famoso Grupo Bom Gosto, que embalou a plateia com seus sucessos. O rapper Djonga, um dos mais destacados nomes do rap, que é uma das vozes mais poderosas da cultura negra contemporânea, também é conhecido por suas letras impactantes e socialmente engajadas. A variedade de ritmos seguiu com os grupos Sambatri, Só Pagode e Puro Néctar, além do DJ Anjiko, que manteve o clima do evento lá em cima.
O festival apresentou um autêntico retrato da cultura urbana e afro-brasileira. Os artistas DVS, Hard, João e Box trouxeram ao espaço todo seu talento na pintura graffiti, dando vida ao local. A cultura hip-hop foi igualmente homenageada com competições de breaking e a “Batalha da SAB”, que mostraram a força e a habilidade dos dançarinos e rimadores da região. Houve também um baile black animado e apresentações de Kadvan e do grupo Joias do Bairro, o que evidenciou a diversidade de estilos e vozes.
Mais do que simplesmente uma série de apresentações, o fechamento do Festival da Consciência Negra foi um momento de coletividade e valorização cultural. Com a presença de um grande público em apoio a uma causa tão significativa, Extrema reitera seu compromisso com a promoção da igualdade e o combate ao racismo. O êxito do evento é um testemunho do poder da cultura como meio de diálogo, festividade e conscientização social.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Extrema






Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
