Entre os dias 18 e 20 de julho, o Sítio Salamandra, localizado no km 13 da estrada Aiuruoca–Matutu, receberá a sexta edição da Feira da Terra, em sua Edição Inverno. O evento terá programação totalmente gratuita, com atividades voltadas para todas as idades, incluindo música, dança, oficinas, capoeira, origami, contação de histórias e diversas barracas com artesanato, doces, salgados, bebidas e pratos preparados com ingredientes típicos da região. A proposta do encontro, segundo a arquiteta Sandra Mara Ortegosa, proponente do projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo Minas Gerais, é atender à demanda por arte e cultura especialmente dos moradores do interior e da zona rural, promovendo um espaço de valorização dos artistas locais, artesãos, produtores agroecológicos, terapeutas, moradores e visitantes.
A programação terá início na quinta-feira, 18 de julho, com duas oficinas: às 15h, será realizada a Oficina de Escalada, com o alpinista Tiago Costa, e às 17h, a Oficina de Cantos Devocionais, conduzida por Gui Mendonça. No dia seguinte, 19 de julho, a Feira começa a partir das 13h, com apresentações da cantora e compositora Jasmin Estrela, do cantor e compositor Beto Roçaman, seguida por uma Roda de Capoeira com Delei. O encerramento das atividades do sábado ficará por conta de uma Roda de Samba com Lika Vieira, Ricardo Mariano e Bruno Targs. Para o público infantil, no mesmo dia, será oferecida a Oficina de Origami “Beija-flor, eu faço a minha parte”, ministrada por Andréa Luna.
A programação do domingo, 20 de julho, será realizada ao longo de todo o dia. Pela manhã, haverá uma Vivência de Euritmia e uma Roda de Dança pela Paz Universal, conduzidas por Inês Farias. Durante todo o evento, estarão disponíveis brinquedos como gira-gira e trepa-trepa, construídos na edição anterior durante a Oficina de Brinquedos de Bambu, ministrada pelo permacultor e bioconstrutor Edson Hiroshi. Também no domingo, Walquiria Pessoa conduzirá uma hora de Contação de Histórias para as crianças. Em atenção à acessibilidade, haverá uma Oficina de Introdução à Libras, com o instrutor Beovane Igor de Oliveira, e será disponibilizado um banheiro ecológico adaptado para cadeirantes.
A partir das 12h do domingo, o Sarau da Terra oferecerá espaço para apresentações espontâneas de música, poesia, teatro, dança, mímica, atividades circenses e contação de histórias. Em seguida, o palco receberá André Ferraz – Filósofo da Terra, Jonas Bertilacchi, a cantora Linna Karo, o Duo Caipirindu, formado por Cacá Mariano e Gui Mendonça, e Zellito Alves. A programação segue com uma aula-espetáculo de Danças Populares Brasileiras, conduzida por Chris Alcantara, e encerra com uma Roda de Tambores ao redor da fogueira, com participação de Lika Meireles. A Feira da Terra também contará com uma ampla variedade de alimentos e produtos artesanais, como conservas probióticas à base de pinhão, granolas, chopp artesanal, produtos de mandioca, queijos temperados, licores, cosméticos naturais, sanduíches veganos, pães de fermentação natural, bijuterias, esculturas em materiais naturais, incensos, origamis, instrumentos afroindígenas, muffins veganos sem trigo, tofu, pão de mel, óleos medicinais ozonizados, tinturas, cerâmicas e outros itens. A organização convida o público a comparecer com a família, amigos, instrumentos musicais, garrafas de água, alegria e disposição para participar das atividades propostas.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e imagens: Assessora de imprensa – Elisa Carneiro
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional