Em celebração ao Dia Nacional da Pessoa Surda, a Secretaria de Saúde de Extrema promoveu, na última quinta-feira, 25 de setembro, um evento dedicado à reflexão e à sensibilização sobre a inclusão. O encontro teve como objetivo central discutir a importância da acessibilidade comunicacional e debater propostas para fortalecer os direitos da comunidade surda no município.
A programação foi estruturada para fomentar o diálogo e a troca de experiências. O evento incluiu uma palestra técnica, seguida por uma mesa-redonda que se destacou como um dos momentos mais importantes do dia. A mesa contou com a participação ativa de pessoas surdas, seus familiares e profissionais da rede pública de saúde e educação. O propósito dessa composição foi dar protagonismo a quem vivencia a realidade da surdez, permitindo que compartilhassem suas perspectivas, desafios e necessidades diretamente com os gestores e a sociedade.
Além dos debates, foi realizada uma dinâmica de sensibilização, cujo objetivo era proporcionar aos participantes ouvintes uma breve imersão nas barreiras de comunicação enfrentadas diariamente por pessoas surdas. Essa atividade prática buscou gerar empatia e uma compreensão mais profunda sobre a urgência de se adotar medidas inclusivas. Ao final do encontro, foram apresentadas propostas concretas para ampliar a acessibilidade em serviços públicos e espaços urbanos de Extrema, transformando a discussão em um plano de ação.
A iniciativa da Secretaria de Saúde reforça o compromisso da gestão municipal com a construção de uma cidade verdadeiramente inclusiva. Ao reunir diferentes vozes e promover um debate qualificado, o evento não apenas celebrou a data, mas também funcionou como uma plataforma para o avanço de políticas públicas que garantam a plena cidadania e a participação social da comunidade surda, alinhando o município aos princípios de equidade e respeito à diversidade.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Extrema
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
