As exportações brasileiras poderão apresentar queda pela primeira vez em quase dois anos, segundo projeções da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A previsão foi divulgada nesta quarta-feira (20) e está diretamente relacionada aos impactos da nova política comercial do governo norte-americano, que impôs tarifas de 50% a produtos brasileiros.
De acordo com a Sondagem Industrial, o índice de expectativa de exportações para os próximos seis meses recuou 5,1 pontos em agosto, chegando a 46,6 pontos. Como o indicador está abaixo dos 50 pontos, sinaliza expectativa de retração. A analista da CNI Isabella Bianchi destaca que as incertezas externas, sobretudo as decisões comerciais dos Estados Unidos, influenciam negativamente o setor.
O cenário também afeta o mercado de trabalho na indústria. O índice de expectativa de número de empregados caiu para 49,3 pontos, refletindo a percepção de que não haverá aumento de postos de trabalho nos próximos meses. O índice de intenção de investimento também recuou, atingindo 54,6 pontos, o menor nível desde outubro de 2023.
Apesar das projeções negativas, alguns indicadores seguem positivos, ainda que em desaceleração. A produção industrial aumentou em julho, com índice de 52,6 pontos, e a utilização da capacidade instalada permaneceu estável em 71%. Já os estoques se mantiveram dentro do planejado, com 50,1 pontos.
Da redação Jornal Panorama
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional