Os Estados Unidos e o Paraguai firmaram nesta quinta-feira (14), em Washington, um acordo de cooperação sobre pedidos de asilo, com o objetivo de compartilhar a gestão da imigração irregular. A medida foi oficializada pelo chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, e pelo chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, segundo informou a agência AFP.
O acordo permitirá que solicitantes de asilo atualmente nos Estados Unidos possam apresentar seus pedidos diretamente no Paraguai. A iniciativa é parte do esforço do governo de Donald Trump para conter o fluxo de imigrantes e “encerrar o abuso do sistema de asilo”, como declarou Rubio. Ele destacou que a imigração ilegal representa uma ameaça à segurança nacional, tema prioritário para Washington.
Desde o retorno de Trump à presidência em janeiro, o Paraguai tem reforçado sua posição como aliado estratégico dos EUA na América Latina. Em fevereiro, Rubio visitou Assunção para estreitar os laços diplomáticos e agora elogiou o presidente paraguaio, Santiago Peña, classificando-o como “grande aliado” dos EUA.
Durante a cerimônia, o chanceler paraguaio reafirmou o compromisso de seu país em colaborar com os Estados Unidos em diversas frentes, como comércio, investimento e segurança.Da redação com informações da Prefeitura de Washington
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional