Diante do crescimento de 12% no mercado pet no Brasil, segundo o Instituto Pet Brasil, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio-Sudoeste, em Itororó (BA), desenvolveram um produto natural para o combate a parasitas em animais domésticos. A solução foi criada com base no melão-de-são-caetano, planta conhecida por suas propriedades medicinais.
A pesquisa foi conduzida por Maria Luiza Fontes e João Lucas dos Santos, estudantes do ensino médio profissional em agropecuária, com orientação da professora e engenheira agrônoma Thayane Gonçalves. Inicialmente voltada à medicina humana, a planta revelou também potencial como ectoparasiticida, eficaz contra pulgas, carrapatos e ácaros.
O projeto teve início em 2023, motivado pela alta incidência de infestação por parasitas na região. João Lucas, um dos idealizadores, buscava alternativas naturais para o controle desses vetores, chegando ao melão-de-são-caetano após pesquisas. Maria Luiza se juntou ao grupo após ser convidada por João, que viu potencial em sua apresentação de um outro trabalho escolar.
A médica veterinária e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rosa Uzêda, considera o produto promissor e destaca seu potencial para o mercado pet, que cresce anualmente no Brasil.
Da redação com informações da Prefeitura de Itororó
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional