“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Em 2024, a Prefeitura de Contagem se preparou para a volta às aulas e já realizou a entrega dos kits escolares, que estão sendo distribuídos aos estudantes conforme programação interna das escolas. Além dos tradicionais cadernos, estojos, lápis de cor, squeeze, lápis, borracha, régua, cola, tesoura e outros, os kits têm novidades para estudantes com deficiência visual.

A prefeitura investe em materiais de qualidade que auxiliam o processo de aprendizagem nas escolas e ampliam a experiência e a qualidade do ensino. São vários tipos de kits escolares, adequados para cada ano de ensino. Além da entrega dos kits, as escolas estão mais digitais e inclusivas, num esforço contínuo da Prefeitura para modernizar a escola e fazer deste ambiente, um espaço de conhecimento e convivência para crianças e jovens.

Kit escolar diferenciado e adequado para cada idade

Educação infantil: os kits, para atender quase 12 mil crianças de até 5 anos, vão desde caderno de registro para acompanhar a rotina das crianças mais novas até itens mais tradicionais como tesoura sem ponta, cadernos, lápis e borracha. Também contam com massa de modelar, giz de cera, lápis de cor, tinta e pincel. Tudo para estimular a criatividade dos pequenos.

Ensino fundamental: quase 43 mil estudantes terão acesso a toda materialidade necessária ao pleno aprendizado, desde cadernos brochurão e espirais, até canetas, régua geométrica, esquadro, transferidor, caderno de desenho e lápis de cor.

Os estudantes do ensino fundamental com deficiência visual, seja parcial ou total, também receberam kits adequados à sua aprendizagem. Além de itens tradicionais como cadernos, tesouras e cola, eles também têm soroban, caderno com pauta ampliada, caneta com ponta porosa, guia de escrita para página inteira e lupa régua para leitura. Ainda tem plano inclinado, régua de assinatura e reglete de mesa com punção, para escrita em braille.

Educação de Jovens e Adultos (EJA): os quase 3 mil estudantes da EJA, atendidos em 28 espaços educativos espalhados pela cidade, também receberão seus kits escolares com agenda, lápis de cor, borracha, canetas, régua e tudo mais. Os materiais da EJA ainda estão em fase final de distribuição às escolas.

Os investimentos nos kits escolares, adequados a cada etapa de aprendizagem, integram as ações de prioridade da Prefeitura de Contagem para a educação que, em 2024, contará com escolas mais digitais, materiais e equipamentos de qualidade, investimentos e projetos pedagógicos que garantem crianças e estudantes mais tempo na escola e cada vez mais envolvidos com as atividades escolares.

Com informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Ronnie Von / PMC