Cinco estudantes do ensino médio representam o Brasil na 18ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que ocorre até 21 de agosto em Mumbai, na Índia. A competição reúne jovens de 60 países e tem como objetivo estimular o interesse pela astronomia e astrofísica entre alunos do segundo grau.
A delegação brasileira é composta por Franklin da Silva (Recife), Francisco Carluccio (Campinas), Giovanna Karolinna Ribeiro (São Paulo), Luca Pieroni (Valinhos) e Lucas Amaral (Itapetininga), acompanhados pelos professores Júlio César e Eduardo Henrique Camargo. Os estudantes foram selecionados após etapas classificatórias nacionais, incluindo a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
Lucas Amaral, de 17 anos, iniciou sua trajetória na área a partir do interesse por ficção científica e conquistou medalha de ouro na OBA. Para ele, a IOAA é também uma oportunidade de troca cultural e aprendizado. Já Giovanna Ribeiro, de 18 anos, destacou a emoção de representar o Brasil e a ligação que mantém com a física e a astronomia desde a infância.
A IOAA, criada em 2007, tem provas teóricas e práticas, envolvendo conhecimentos em astronomia observacional, astrofísica e análise de dados. O evento também promove intercâmbio cultural entre os participantes.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Brasília
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional