Itanhandu esteve em destaque no cenário político-educacional mineiro nos dias 17 a 19 de setembro de 2025, com a participação da estudante Letícia Jacinto Noronha, da Escola Estadual Dona Semiana, na Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). O evento, que reuniu jovens de diversos municípios mineiros na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Belo Horizonte, teve como tema central a “Juventude e Direitos Culturais”.
A participação de Letícia na etapa final do PJ Minas coroa um processo de engajamento cívico que se iniciou nas etapas municipal e regional, onde propostas e debates sobre o tema foram desenvolvidos e priorizados para representação estadual. O Parlamento Jovem, uma iniciativa da ALMG em parceria com as Câmaras Municipais e o apoio da PUC Minas, visa estimular a aproximação dos estudantes do ensino médio com o Poder Legislativo, proporcionando uma experiência prática do processo democrático.
Durante os três dias de atividades em Belo Horizonte, Letícia Jacinto Noronha e os demais jovens parlamentares tiveram a oportunidade de apresentar, debater e votar as propostas que surgiram das discussões em seus respectivos polos regionais. O tema “Juventude e Direitos Culturais” abordou a cultura como um direito fundamental, uma ferramenta de transformação social para os jovens, e a importância das políticas culturais e da preservação do patrimônio.
Além da votação das propostas para o ano corrente, a Etapa Estadual é também o momento crucial para a definição do tema da próxima edição do Parlamento Jovem. Em um dos resultados importantes, os jovens elegeram “Inclusão social da pessoa com deficiência (PcD) e com neurodivergência.” como o tema do PJ Minas para 2026, demonstrando a sensibilidade e o foco da juventude em questões sociais prementes.
A presença de Letícia Jacinto Noronha representando Itanhandu é um motivo de orgulho para o município, pois destaca o potencial de seus jovens na construção de um futuro mais participativo e consciente. A Câmara Municipal de Itanhandu parabeniza Letícia pela dedicação e por levar a voz da juventude itanhanduense a um palco tão relevante para a cidadania e a política mineira.
Fonte e foto: Câmara de Itanhandu
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
