Ao longo do estágio supervisionado em Fisioterapia, estudantes da área da saúde desempenharam um papel fundamental na promoção da saúde e qualidade de vida da população de Couto de Magalhães de Minas. A atuação dos futuros profissionais se destacou especialmente na Atenção Primária, onde desenvolveram grupos operativos voltados para o tratamento de lombalgia e dores no ombro, condições frequentes que afetam a funcionalidade e o bem-estar da população.
As atividades resultaram em avanços significativos na mobilidade e autonomia dos participantes, além de fortalecerem o vínculo entre usuários e serviços de saúde. Os estagiários também estiveram envolvidos em ações educativas, campanhas temáticas e visitas domiciliares, promovendo informação e prevenção como ferramentas essenciais no cuidado com a saúde.
Na Atenção Secundária, os atendimentos realizados em clínica e domicílio garantiram continuidade e resolutividade dos cuidados, com acolhimento humanizado e atenção individualizada.
Outro destaque foi o trabalho com os registros no sistema e-SUS, ferramenta estratégica do Ministério da Saúde. A correta inserção de dados e acompanhamento dos atendimentos colaboraram diretamente para a melhoria dos indicadores de saúde do município, contribuindo para a efetividade das políticas públicas e o fortalecimento da rede de atenção local.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de Couto de Magalhães de Minas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional