O Rio de Janeiro está recebendo reforço total na segurança para sediar a 17ª Cúpula do Brics, que ocorre nos dias 6 e 7 de julho na capital fluminense. Aproximadamente 17 mil agentes, entre policiais civis, militares e integrantes do programa Segurança Presente, foram mobilizados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. O objetivo é garantir a integridade das comitivas estrangeiras e a tranquilidade do evento.
As reuniões de líderes dos países membros do Brics acontecerão no Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Aterro do Flamengo. Como parte das ações preparatórias, o Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil tem realizado varreduras nos locais estratégicos. A operação conta com a participação de agentes da Polícia Federal, cães farejadores e equipamentos especializados em detecção e neutralização de explosivos.
O governador Cláudio Castro destacou que o planejamento de segurança envolve integração entre diferentes forças e o uso de tecnologia e inteligência. Durante os dias do evento, 15,5 mil policiais militares, incluindo efetivos do Comando de Operações Especiais (COE), atuarão nas vias públicas, nos arredores de hotéis e nas imediações do MAM. O monitoramento será reforçado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado próximo à entrada principal do museu.
No âmbito da Polícia Civil, o esquema especial contará com 1.400 agentes, distribuídos em unidades estratégicas e com reforço técnico-científico. Será instalada uma Central de Flagrantes extraordinária na Cidade da Polícia. Policiais capacitados em idiomas estrangeiros, equipes de inteligência com monitoramento de redes sociais e unidades periciais também integram o aparato. As delegacias situadas no trajeto das autoridades internacionais estarão prontas para funcionar como pontos de proteção e refúgio, caso necessário.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Brasil
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional