A Secretaria Municipal de Saúde de Natércia, por meio do Programa de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PGTES), realizou no dia 26 de fevereiro de 2026 o Encontro de Fortalecimento da Regionalização em Saúde, no auditório do CISAMESP. O evento reuniu representantes dos 53 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Extremo Sul de Minas, promovendo um espaço de diálogo e cooperação entre os participantes.
Durante o encontro, foram realizadas discussões voltadas ao fortalecimento das redes de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS), além da palestra “Construindo Redes: Caminhos para a cooperação intermunicipal na prática do SUS”, que trouxe reflexões sobre desafios e estratégias para integrar serviços e aprimorar a regionalização da saúde. Também foi apresentado o Diagnóstico Situacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, ferramenta importante para identificar necessidades e orientar decisões voltadas à qualificação das políticas públicas.
Na ocasião, também foram entregues certificados aos profissionais que participaram do curso de aplicação de vacinas, ofertado pelo município de Santa Rita do Sapucaí aos profissionais locais e de Natércia, com agenda aberta para outros municípios da região. Como resultado do encontro, foi iniciada a construção de uma Agenda Macrorregional, elaborada de forma participativa, com foco no fortalecimento do planejamento integrado e na ampliação do acesso e da qualidade do atendimento em saúde para a população.
Da redação do Jornal Panorama com informações e imagem da Prefeitura de Natércia
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
