A partir de sexta-feira, 21 de março de 2025, o serviço Emergência MG estará acessível em todos os 853 municípios de Minas Gerais. Lançado pelo governador Romeu Zema em novembro de 2023, na cidade-piloto Lagoa Santa, o sistema inovador permite o acionamento da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar por meio de um chat integrado. O acesso ao serviço pode ser realizado pelo site www.emergencia.mg.gov.br, pelo aplicativo MG App ou através do Telegram, ampliando significativamente as possibilidades de atendimento.
O serviço foi implementado de forma gradual desde o lançamento. Em janeiro de 2024, foi expandido para Belo Horizonte e outros oito municípios, como Betim, Contagem e Ribeirão das Neves. Posteriormente, foram realizadas três etapas de ampliação: 24 cidades em março de 2024, 27 em junho e 46 em outubro. O Emergência MG, agora plenamente operacional no estado, é um serviço pioneiro no Brasil, permitindo integração das forças de segurança por meio de chat. Além disso, o sistema oferece inclusão para pessoas surdas, que antes só podiam contar com as chamadas telefônicas, e funcionalidades avançadas, como envio de localização, fotos e vídeo chamadas.
Ainda que o Emergência MG não substitua os canais tradicionais de emergência (190, 193 e 197), ele surge como uma alternativa eficiente e gratuita, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Desenvolvido sob coordenação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o projeto contou com a colaboração da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Prodemge, TabControl e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Desde sua criação, há 47 anos, as emergências eram atendidas exclusivamente por telefone, tornando esta inovação um marco histórico para a segurança pública no estado.
Com o Emergência MG, Minas Gerais avança no uso da tecnologia para oferecer mais agilidade e eficiência no atendimento de emergências, contribuindo para a segurança e o bem-estar de seus cidadãos.
Por Eduardo Souza
Com informações e foto: Polícia Militar de Minas Gerais