O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, convidou o atual presidente do PT da Bahia, Eden Valadares, para assumir a Secretaria Nacional de Comunicação da legenda. O posto é ocupado atualmente pelo ex-deputado federal Jilmar Tatto. A escolha tem o aval do senador Jaques Wagner, de quem Valadares foi assessor no governo baiano e chefe de gabinete na Casa Civil durante a gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff.
Nos bastidores, a possível nomeação tem sido chamada de “sidonização” da comunicação do PT, em referência ao ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, amigo de Valadares. Fontes próximas afirmam que, apesar da relação, eles não mantêm contato desde a posse de Sidônio, em janeiro. Antes de formalizar o convite, Edinho consultou Wagner e também o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alinhado ao objetivo de trazer “sangue novo” à executiva nacional.
Outra mudança ventilada é a ida do atual presidente do PT de São Paulo, Laércio Ribeiro, para a Secretaria de Organização. Apesar da renovação, devem ser mantidos no comando o ex-deputado federal Henrique Fontana, na Secretaria-Geral, e Gleide Andrade, na Secretaria de Finanças. Fontana disputa espaço com Romênio Pereira, da tendência Movimento PT, segundo colocado na última eleição interna do partido.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Brasília
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional